segunda-feira, 13 de janeiro de 2014

Besteiras que lemos por ai! (2)

   Muitas pessoas me perguntaram do porque eu escrever respostas a criticas neo-ateístas, a resposta é simples. Para praticar, verificar a força dos argumentos. Também serve para você cristão (pois o blog é para cristãos) aprender um pouco, afina todos nós devemos estar prontos para responder as perguntas a nós dirigidas.

   Aqui vai a continuação do anterior, esse me deixou muito feliz, pois depois de ler pensei em uma frase que dizia: “Se eles estão usando isso como argumento, é porque não tem nada melhor.”

   Para ler o texto original clique aqui

“É Jesus Cristo a divindade cultuada pelo cristianismo.”

   Parabéns pela conclusão, meio errada é verdade, mas para alguém de fora não esta mal. Porém Jesus para o cristão não é uma divindade, mas uma das pessoas na qual Deus se manifesta. Além de Jesus temos o Pai e o Espírito Santo.

“Sendo uma nova religião, não era um absurdo terem os cristãos um novo deus só deles, mesmo porque o Deus do Antigo Testamento tinha resolvido apadrinhar exclusivamente o povo hebreu.”

   Como disse no post anterior, o cristianismo não é uma nova religião, é a mesma de Adão e Eva, de Abraão, de Moisés, Paulo e João. Por isso nenhum cristão faz dicotomia entre o Deus do Antigo Testamento e o do Novo Testamento, pois são os mesmos. Quanto ao apadrinhamento exclusivo do povo hebreu e um erro, e diria que esse erro é por falta da leitura da Bíblia. Nos tempos de Abraão não existia povo hebreu por exemplo e a benção era para toda a terra. Mas mesmo depois do estabelecimento do povo hebreu uma leitura no livro de Isaías vai perceber que Deus esta para o mundo. Um exemplo é a história de Jonas, que foi pregar em Nínive, mesmo contra a sua vontade.

“Os cristãos têm tamanha aversão ao Deus bíblico, que tacitamente o remodelaram em sua imaginação, de tal forma e a tal ponto que as únicas coisas que ele aparenta ter em comum com o original foi ter criado o mundo, Adão e Eva, e ter estuprado a Virgem Maria.”

   Que existe diferença entre as religiões diferentes eu não duvido, assim como conheço ateus que pensam diferente um do outro. Mas a base em si, que é o plano da salvação, é muito próximo um do outro. Talvez os únicos mais distantes do resto da cristandade e se dizem cristãos são os Testemunhas de Jeová e os Mórmons. E quanto ao “estrupo” de Maria só mostra a intenção de ofender, nunca de aprender, o que também é mostrado mais a frente.

“Quando me vejo vítima de uma abordagem por parte de algum crente, eu procuro encerrar a conversa o mais rápido possível, através do expediente de fazer o filho de Deus desejar mesmo que eu vá torrar no Inferno.”

   Aqui esta mostrando com clareza que você não busca argumentar, mas tem a única intenção de provocar. Sempre que entro em um debate ou estudo da Bíblia sempre entro com a intenção de aprender, isso me aperfeiçoa, mas infelizmente nem todo mundo pensa assim.

“E a maneira mais eficiente de se conseguir isso é desqualificar o objeto do seu culto. Eu faço questionamentos dos mais inconvenientes e arrogantes, já visando mesmo um comportamento belicoso por parte do meu interlocutor, o que via de regra obriga a uma dispersão das partes e o fim da discussão.”

   Mais uma vez que não esta disposto nem a ensinar e nem a aprender.

“’Mas por que diabos você cultua Jesus na sua igreja e não Deus?’. Eles respondem que Deus e Jesus são um só, o que deixa a pergunta ainda sem resposta, pois, se são um só, por que não continuar cultuando Deus? ‘Por que Jesus e não Deus?’, eu insisto. Aí, mais que depressa, eles costumam apelar para o argumento-mor do imbecilionismo: Jesus deu a vida para nos salvar.”

   Quando um cristão responde a sua primeira pergunta dizendo que Jesus e Deus são um só, ele esta dizendo indiretamente que ele cultua a Deus. Mas se quer uma resposta bem direta aqui vai:

   Nós cristão cultuamos ao Pai, a Jesus e o Espírito Santo, pois eles são a manifestação de Deus, o mesmo Deus do Antigo Testamento e do Novo Testamento. Portando ao adorar a Jesus estamos adorando a Deus.

   A segunda parte da resposta esteja talvez colocada de maneira muito simplista. Adoramos a Jesus porque Ele nos criou, nos salvou dos nossos pecados e vai nos transformar para sermos novamente detentores da vida eterna. Junto com Jesus estão o Pai e o Espírito Santo, cada um com um papel diferente do outro, mas todos com o mesmo objetivo.

“Primeiro que, se pelo próprio sistema de crença cristão, Jesus ressuscitou dos mortos e está vivo até hoje, então ele não ‘deu a vida’ por ninguém.”

   Sim, Ele deu a vida para nos salvar. Sofreu e morreu em meu e no seu lugar. O fato dEle ressuscitar é que nos dá a esperança de um dia também ressuscitarmos e desfrutarmos com Deus a vida eterna. Se Ele por acaso não tivesse ressuscitado não haveria esperança para o homem.

“Segundo, você cultuar Jesus porque ele ‘venceu’ a morte é o mesmo que admirar Santos Dumomt por ter sido um ótimo piloto de avião.”

   Como deixei claro, não é polo fato dEle ter vencido a morte, mas por ter me criado, me salvado e restaurar em mim a vida eterna.

“Amado, Deus inventou a morte! Por que essa fixação tola nesse episódio pontual em que ele decidiu suspender sua ação?”

   Porque a lei de Deus é clara, sem derramamento de sangue não há perdão dos nossos pecados.

“E terceiro: Jesus queria me salvar do que mesmo? Do inferno.”

   Não, Jesus não quer te salvar do inferno, até porque o inferno bíblico pouco tem haver com a ideia de inferno que se infiltrou na teologia cristã (católica para ser mais exato). Jesus vem nos salvar da morte eterna.

“Depois de inúmeras discussões com crentes das mais variadas denominações, eu atinei que é justamente isso que torna Jesus Cristo uma maldição.”

   Maldição?! Pelo visto você deve ter ouvido pouco dos crentes confiando absolutamente de que jamais poderia estar errado como foi demonstrado diversas vezes. Como pastor espero que toda a minha igreja consiga responder as suas “inconvenientes e arrogantes”, embora eu as considere dúvidas que qualquer pessoa possa ter e buscar as respostas.

Alguns textos bíblicos para ajudar:

João 1:1 – “No princípio era aquele que é a Palavra. Ele estava com Deus, e era Deus.
Gênesis 12:3 – “Abençoarei os que o abençoarem, e amaldiçoarei os que o amaldiçoarem; e por meio de você todos os povos da terra serão abençoados”.

Isaías 37:16"Senhor dos Exércitos, Deus de Israel, cujo trono está entre os querubins, só tu és Deus sobre todos os reinos da terra. Tu fizeste os céus e a terra

Nenhum comentário:

Postar um comentário