domingo, 28 de julho de 2013

Método científico

  "[A ciência] busca respostas e interpretação para o que ocorre na natureza, ou seja, para os fatos. A própria palavra ciência deriva do latim e significa conhecer, saber.

 Essa busca do saber, do conhecer, entretanto, tem que ser feita com critério, e esse critério é o método científico.

   Os cientistas são pessoas que fazem a ciência e, como regra, têm grande capacidade de observação e grande desejo de saber o porquê das coisas. São, assim, grandes curiosos da natureza.

   Observar é fundamental para se fazer ciência. Os cientistas começam suas investigações dessa maneira. Observam criticamente os fatos  fazem perguntas sobre eles, buscando entende-los. Depois de feita a pergunta, procuram formular possíveis respostas. Essas respostas são as hipóteses.

   Ao formularem uma hipótese, os cientistas procuram reunir várias informações disponíveis sobre o assunto. Uma vez levantada a hipótese, eles fazem uma dedução: preveem o que pode acontecer se a hipótese for verdadeira.

   Essa dedução é testada mediante novas observações ou experimentações. Isso permite que se tirem conclusões a respeito das deduções. Se confirmadas, elas são aceitas; se não confirmadas, são rejeitadas e novas hipóteses são levantadas para serem testadas.

   Se uma hipótese for confirmada por grande número de experimentações, então ela pode se tornar teoria, embora nunca seja considerada verdade absoluta.

   Um aspecto importante da ciência é que os conhecimentos mudam sempre, e com base no método científico novas teorias são formuladas, muitas vezes substituindo outras anteriormente aceitas. Uma teoria pode ser mudada frente a novas descobertas. A teoria é um conjunto de conhecimentos mais amplos que procuram explicar fenômenos abrangentes da natureza, como é o caso da Teoria da Gravitação Universal, que procura explicar os movimentos dos corpos celestes com base na força da gravidade.

   Um importante biólogo americano, Stephen J. Gould (1941-2002), escreveu: “Os fatos são dados do mundo. As teorias são estruturas que explicam e interpretam os fatos. Os fatos continuam a existir enquanto os cientistas debatem teorias rivais para explica-los. A Teoria da Gravitação Unversal de Einstein tomou o lugar da de Newton, mas as maçãs não ficam suspensas no ar, aguardando o resultado”.

NOTA DO BLOG:
Esse texto foi retirado de:
Biologia – volume único / Sônia Lopes, Sergio Rosso – 1ª ed. – São Paulo – Saraiva, 2005 – p. 12 e 13

Nenhum comentário:

Postar um comentário