sábado, 20 de julho de 2013

Jesus e Magazine Luiza: sem pressa mas com sucesso

   Quando era criança meu pai e minha mãe costumavam me dar uma lição importante para minha vida, não era uma lição moral e nem uma lição religiosa, mas um segredo do sucesso, eles costumavam dizer: “A pressa é inimiga da perfeição.”

   Se você se perguntar sobre minha opinião é claro que vou concordar plenamente com a frase, até porque essa verdade é comprovada no personagem principal da Bíblia, nosso Senhor Jesus Cristo.

   Jesus nunca disse isso em palavras, mas deixou claro na sua maneira de agir, trabalhar e realizar sua caminhada. Vou citar apenas um exemplo por causa do espaço, mas o encontro com o cego Bartimeu quando Jesus seguiria para Jerusalém para a sua entrada triunfal. Vamos ler brevemente o relato bíblico.

   “E foram para Jericó. Quando Ele saia de Jericó, juntamente com os discípulos e numerosa multidão, Bartimeu, cego mendigo, filho de Timeu, estava assentado à beira do caminho e, ouvindo que era Jesus, o Nazareno, pôs-se a clamar: Jesus, Filho de Davi, tem compaixão de mim! E muitos o repreendiam, para que se calasse; mas ele cada vez gritava mais: Filho de Davi, tem misericórdia de mim! Parou Jesus e disse: Chamai-o. Chamaram, então, o cego, dizendo-lhe: Tem bom ânimo; levanta-te, ele te chama. Lançando de si a capa, levantou-se de um salto e foi ter com Jesus. Perguntou-lhe Jesus: Que queres que eu te faça? Respondeu o cego: Mestre, que eu torne a ver. Então, Jesus lhe disse: Vai, a tua fé te salvou. E imediatamente tornou a ver e seguia a Jesus estrada fora.” Marcos 10:46-52.

   O interessante desse relato é a falta de pressa de Jesus em ir para Jerusalém em contrapartida da multidão. O povo tinha a ideia de coroar Cristo como o novo rei e queriam fazer isso o mais rápido possível, porém Jesus não apresentava pressa nenhuma. E esse é só um caso em muitos descritos nas narrativas dos quatro evangelhos.

   Jesus obteve o sucesso desejado? Sim, e diferente de outras pessoas conhecidas no mundo todo, Cristo tem um exército de duas bilhões de pessoas que o seguem voluntariamente. Ninguém mais tem isso.


   Claro que só a falta de pressa não foi o fator determinante de Jesus obter o sucesso, mas foi um dos muitos fatores. Porém podemos aprender também para a nossa vida a preciosa lição de evitar correr ou apressar o seu dia a dia e dar tempo necessário para que tudo ocorra com perfeição.

   Um dois maiores males do capitalismo é que ele ensina que sua felicidade esta baseada na sua capacidade de compra, portanto um salário maior quer dizer maior felicidade e as pessoas fazem escolhas baseadas em ganhos rápidos em vez de ganhos a longo prazo.

   O jovem hoje sai da faculdade querendo ser presidente da empresa, acha que vai revolucionar o mercado e que vão transformar o mundo, claro que tudo isso em troca de um bom salário. Porém a realidade é outra, se o pai do jovem não for o dono da empresa vai demorar e muito para o filho assumir o cargo tão desejado.

Luiza Helena Trajano
   Outro exemplo é que muitas vezes se prefere um emprego em uma empresa pequena, mas iniciando com um bom cargo e bom salário, mesmo sabendo que dificilmente vai crescer nessa pequena empresa, do que aceitar entrar em uma empresa grande, ganhando menos, mas com potencial de crescer muito. Isso ocorre porque se pensa mais no hoje do que no amanhã. É como optar em receber mil hoje em vez de um milhão daqui 10 anos depois.

   Um bom exemplo de sucesso foi a Luiza Helena Trajano, bem cedo aos 12 anos de idade começou a trabalhar como balconista e hoje é a presidente da Magazine Luiza. Ela passou por todos os degraus da empresa, conhece bem os setores e como trabalhar em cada departamento. Com calma e paciência Luiza Trajano foi aprendendo e evoluindo e sem dúvida uma mulher vitoriosa nos negócios.


   Se você quer obter sucesso nessa vida, vá com calma, sem afobação. A pressa só vai lhe atrasar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário