sábado, 27 de julho de 2013

Capitão incompetente?!

   Os gibis japoneses são chamados mangas e eles possuem uma ordem de leitura diferente da nossa. Enquanto lemos uma folha da esquerda para a direita e de cima para baixo, o manga é lido da direita para esquerda e de cima para baixo. Vejam que não podemos dizer que o japonês lê ao contrário, porque nós também lemos o contrário deles, mas educadamente dizemos que a leitura é feita em sentidos diferentes.

   Mas entre os mangas japoneses o de maior destaque na atualidade é o One Piece, que no Japão quebra recordes a cada lançamento superando inclusive o lendário Dragon Ball com todas as suas sagas. A história de One Piece se passa num mundo fictício onde não existem grandes continentes, mas muitas ilhas. A "polícia" é a poderosa Marinha que trabalha para o Governo Mundial e eles combatem o grande mal chamado pirataria.

   Dentro deste mundo um jovem rapaz chamado Monkey D. Luffy com sua tripulação correm o mundo em busca de seus sonhos, mas como piratas. Entre os primeiro integrantes da tripulação do bando temos o espadachim Rorona Zoro, o atirador Ussup (mais conhecido por ser mentiroso), o cozinheiro Sanji e a navegadora Nami. Eles forma o bando de piratas conhecidos como Chapéu de Palha, ou Mugiwaras como os fãs preferem.

   Mas por que estaria eu falando aqui de um gibi japonês? Poderia agora dar um monte de motivos, mas esse post tem um em especial, um excelente exemplo de liderança que podemos aprender com o atrapalhado e divertido Monkey D. Luffy. Leia os três quadros abaixo para entenderem o exemplo na ordem numérica. (Lembre-se: direita para a esquerda. Clicke no desenho para ficar maior)

03
01
02
   Um dos maiores erros que um líder pode cometer é achar que deve saber de tudo e mais que todos. Errado! Claro que conhecimento ajuda, mas nos dias atuais os líderes de verdade não são aqueles que sabem mais, mas aqueles que reconhecem os talentos daqueles que o cerca e inspira-los a conquistar aquilo que sonha.

   Cada situação, cada local. cada momento os ares trazem ventos de mudança. Aprenda ouvir, reconhecer que uma informação nova pode surgir de cada pessoa é a característica de líderes de sucesso.

   Como pastor sei que cada igreja tem a sua história e que o método que funcionava ali não vai funcionar automaticamente aqui, talvez precise de adaptação ou até ser descartado e um novo método elaborado. Mas se não souber ouvir os membros como poderei eu, um recém chegado, saber como me adaptar?

Nenhum comentário:

Postar um comentário