domingo, 17 de novembro de 2013

Verdade: O que é?

   No dicionário temos várias ideias a respeito do que é verdade. Por exemplo: (1) Aquilo que é ou existe, (2) conformidade das coisas com o conceito que a mente forma delas e (3) realidade ou exatidão... isso entre outros conceitos mais elaborados, mas interrompo o dicionário aqui porque quero falar da verdade não como um significado, mas como conceito.

   Filosoficamente falando a verdade é um valor. Valor esse tão apreciado que a busca pela verdade torna uma simples pessoa em um filósofo. Filosofia não tem apenas haver com defender ideias ou argumentar melhor, nada disso, segundo Sócrates, como deixou registrado Platão no clássico A República, como filósofos "devemos seguir o argumento até onde ele nos levar."

   Filósofos ou pensadores não podem simplesmente manter sua posição sem um resposta a pergunta levantada. Se eu afirmo que que Deus não existe, mas as evidências apresentam contrário, e mesmo não obtendo resposta a altura eu mantenho minha posição, sou apenas um cabeça dura, mas estarei longe, muito longe, de ser um pensador.

   Quando atribuímos a alguma coisa o status de verdade, filosoficamente falando, estamos elevando o valor daquela informação, objeto ou afirmação. Por exemplo, quando afirmo "Deus existe!", diversas reações são causadas, que podem ser desde um simples "amém!" dito por algum fiel, como também pode sentimento de raiva ou ódio da parte um descrente com problemas nos nervos.

   Talvez a melhor maneira de falar da verdade não seja apenas falando dos seus significados etimológicos, filosóficos ou mesmo usando o dicionário, mas apresentando características sobre as características apresentadas sobre a verdade.

1. Ela não é relativa, pelo contrário, a verdade é absoluta.
    Se eu afirmo que algo é verdadeiro e depois descubro que estava errado e que a verdade é outra coisa, a verdade não mudou, mas na realidade eu não possuía a verdade, mas agora a possuo.Além disso, os defensores do relativismo estão cometendo um grande erro na linha de pensamento, pois ao afirmarem o relativismo, estão dizendo que ele é a verdade.
    A frase "tudo é relativo" busca ser uma afirmação absoluta. Essa afirmação não se sustenta nem a si mesma, como poderia sustentar outras.


2. Se alguma coisa é verdade, ela é necessariamente verdade para o mundo inteiro.
    Um bom exemplo é a lei da Gravidade, não é porque ela foi descoberta no Ocidente que todo Oriente ficava flutuando, mas essa característica talvez essa seja uma das características mais duras a respeito da verdade, principalmente quando falamos de ideologia, fé ou mesmo filosofia. Um exemplo, a afirmação como "O cristianismo é verdadeiro" causam tanta euforia nas pessoas. Isso significaria que outras cinco bilhões de pessoas estão erradas, e isso causa pavor e intolerância... mas tratarei disso num post futuro.

3. A verdade é excludente.
    Quando afirmo que o quadrado é uma figura geométrica de quatro lado iguais eu estou excluindo um monte de outras possibilidades, como lados diferentes ou ter mais ou menos que quatro lados. O mesmo vale para afirmações como: "A Terra é redonda", "Jesus é Deus encarnado", "A caneta é azul" e assim vai. Quando afirmo uma coisa eu excluo qualquer outra possibilidade, se a caneta é azul, isso significa que ela não é de nenhuma outra cor a não ser azul. Se afirmo que Jesus é Deus encarnado ele não é um mito, uma simples pessoa e nem mesmo um sábio ou revolucionário. Assim como a Terra  não é cubica e em forma de pirâmide.

4. A verdade não é inventada, mas descoberta.
    Talvez o melhor exemplo e o mais fácil de entender é a Lei da Gravidade descoberta por Newton. Antes dele elaborara a Lei, as pessoas não flutuavam, a gravidade estava ali já trabalhando, mas foi Newton quem a percebeu e estudou suas características primeiro. Um cientista não inventa nada no laboratório, ele faz testes a fim de descobrir algo novo, mas não inventar.

5. A verdade é imutável
    Assim como o Deus bíblico afirma ser, a verdade também é imutável, ela não muda. Uma vez que foi estabelecido que "2 + 2 = 4", isso vai ser sempre assim. A gravidade vai continuar a te puxar para baixo, o quadrado vai continuar com suas características geométricas, o mito da evolução vai continuar como um mito, assim como Deus vai continuar existindo para sempre, creia nele ou não. Verdades não mudam, são eternas. Se alguma coisa mudar, quer dizer que antes não tínhamos a verdade, mas achávamos que o erro era a verdade.

6. A verdade não muda pelas nossas crenças
    Se você pegar um copo cheio de veneno e tomar ele todinho achando que esta tomando água, por mais que sua crença diga que foi água que bebeu, você vai estar envenenado, nada muda. O fato de seguir uma filosofia materialista não muda em nada o fato de existir um Criador ou o fato da maior torcida no estado de São Paulo ser corintiana, não altera o fato do São Paulo ser muito superior.

7. A verdade não muda por causa do mensageiro
    Que um péssimo mensageiro pode nos deixar com uma pulga atrás da orelha isso pode, mas não quer dizer que que a mensagem em si seja falsa. A Igreja (para não especificar uma aqui por educação) deixou sua história marcada por muitas coisas negativas, como o grande número de mortes em nome de Cristo.Obviamente a mensagem bíblica não tinha nada haver com aquilo, pelo contrário, mas pessoas que se diziam cristãs, usando o cristianismo, fizeram a sua própria vontade pera seu próprio benefício. Por mais cruel que tenha sido, e de fato foi, a mensagem não pode ser confundida com o mensageiro.

   Por agora vou encerrando aqui, mas logo farei mais posts sobre o tema: A Verdade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário