segunda-feira, 18 de novembro de 2013

MMA na Academia

   No dia 17 de outubro de 2013 seria realizado o 1º Fórum Unicamp de Filosofia e Ciências das Origens. Quando eu disse que "seria" não estava errando no tempo verbal não, é que a Unicamp cancelou o fórum três dias antes do evento. Apesar das mil desculpas para o acontecido vou brevemente expor meu pensamento do porque um evento como esse foi cancelado.

   Apesar de achar Richard Dawkins um filósofo medíocre e covarde, para não falar coisa pior, concordo com ele quando ele afirma que ciência (num sentido mais estreito que envolveria apenas biologia, física e química) e religião buscam respostas para as mesmas coisas, o que aparentemente passa uma ideia de rivalidade, mas isso na cabeça de pessoas com a mente mais fechada, como fundamentalistas ateus como o próprio Dawkins.

   Como teólogo sei que a filosofia possui muitas funções e uma delas nada mais é do que explicar a realdade, ou seja, explicar o mundo a nossa volta. Isso não é apenas uma característica teológica teísta, os gregos e a maioria dos pagãos faziam o mesmo, como não conseguiam explicar os relâmpagos mitos como o de Zeus, Thor e Tupã foram levantados.

   Aqui é que pode haver o falado confronto ciência x religião no qual os naturalistas fogem, mas claro que por um bom motivo, mas antes de falar do medo ateu, vou falar da importância que tem para um cristão a relação realidade com a Bíblia que talvez não esteja muito claro na mente dos não cristãos e alguns ditos cristãos também.

   Falando de grosso modo a duas revelações básicas que o cristão deveria conhecer a respeito de Deus, a primeira é chamada de Revelação Natural e a segunda de Revelação Especial, a primeira diz a respeito do que observamos do mundo e a segundo, novamente a grosso modo, a mensagem que temos na Bíblia.

   Todas as religiões que estudei fazem afirmações a respeito do mundo, isso é bom ao meu ver, porque ajuda a achar entre as milhares de religiões a verdadeira. Um exemplo rápido, existem religiões que afirmam que o Universo é eterno, já o teísmo afirma que o Universo tem um começo. Por tudo o que observamos no Universo entendemos que o Universo teve um início, portanto qualquer crença que diga o contrário deveria ser descartada, pois ela não condiz com a realidade.

   Mas para a infelicidade do cristianismo, algumas pessoas bem ou mal intencionadas, fizeram da teologia a Rainha de todas as ciências. Ou seja, tudo deveria estar condicionado ao que a Igreja falava. Por isso temos histórias tristes como a de Galileu, que ao descobrir que a Terra girava em torno do Sol e não o contrário como afirmava a teologia da época.

   Por séculos todo naturalista ficou soterrado de medo diante do poder da Igreja, ainda mais quando desafiar a mesma era quase que virar fogueira. Mas uma luz de esperança surgiu no fim do túnel e essa luz se chamava Napoleão Bonaparte, pois enfrentou a Igreja e exilou o Papa de seu reinado. Não foi preciso passar cem anos que um aristocrata chamado Charles Darwin desenvolveu uma teoria naturalista no campo da biologia, o que conhecemos como a Teoria da Evolução.

   Com o passar do tempo Deus foi sendo retirado das Universidades e hoje vivemos em uma nova idade das trevas, onde a Naturalismo parece ser o Rei de todas as ciências. Hoje, qualquer hipótese que sugira inteligência, simplesmente é descartada. Não porque isso não seja ciência, mas o medo da Igreja se apoderar novamente da ciência deixa o movimento ateísta dentro das universidades arrepiados. Não é atoa que muitos intelectuais que defendem o naturalismo atacam os criacionistas como ferocidade, imaturidade e raiva.

   Uma postura muito mais madura, de ambos os lados, seria aceitar as diferenças filosóficas e permitir que ambos os lados possam fazer suas pesquisas sem que um muro possa dizer o que é ciência e o que não é.

   Fica aqui um filme para assistir quem quiser se aprofundar mais no tema.


Nenhum comentário:

Postar um comentário