domingo, 16 de fevereiro de 2014

Filosofia na Educação Adventista

   A filosofia é um conjunto de conhecimentos que tem por função, primeira e essencial, o ato de refletir, de repensar, de retomar, e de reconsiderar os dados disponíveis numa busca constante de significado. Ela deve possibilitar ao estudante a discussão e a análise da arte, da política, da religião e das ciências numa busca constante através de um pensar consciente, capaz de avaliar e de verificar.

   O estudo filosófico deve levar ao aluno o entendimento dos conceitos das filosofia como subsídio para a compreensão do tempo e da sociedade em que se vive, pois “a verdadeira filosofia é reaprender a ver o mundo”. (Merleau-Ponty).

   Todo ser humano tem uma concepção do mundo, uma linha de conduta moral e política e é capaz de examinar sua maneira de agir e pensar para mantê-la ou modificá-la. Em sua vida cotidiana, afirma, nega, deseja ou recusa coisas, pessoas e situações. Acha óbvio que todos os seres humanos sigam regras e normas de conduta, possuam valores morais, religiosos, políticos, artísticos. Vivem na companhia de seus semelhantes.

   O desejo de descoberta, vontade de verdade, todas as questões acerca da natureza exterior do homem, da natureza interior ao homem requerem crítica, ou seja, esforço de rompimento com o torpor dos hábitos intelectuais, fontes de dogmatismo e intolerância. Além disso, verdade, pensamento, procedimentos especiais para conhecer fatos, relação entre teoria e prática, correção e acúmulo de saberes: tudo isso são questões filosóficas. Os cientistas partem delas como questões já respondidas, mas é a Filosofia quem as formula e busca respostas para elas.

   A filosofia também ajuda a promover a passagem do mundo infantil ao mundo adulto, estimulando a elaboração do pensamento abstrato. Se a condição do amadurecimento é a conquista da autonomia  no pensar e no agir, a Filosofia ajuda o indivíduo a exercer desde cedo esse olhar crítico sobre si mesmo e sobre o mundo.

   A Filosofia exerce um trabalho de pensamento no qual se faz crítica do estabelecido, introduzindo por excelência o questionamento e a dúvida em todos os setores do saber e do agir humano. Ela supera o saber ingênuo e não-crítico ao desacomodar os indivíduos do já feito e já sabido, ampliando os horizontes para além da mentalidade contificista, tecnocrata, pragmática, imediatista, a fim de recuperar a dimensão humana, quando alienada. Além disso, sua abordagem totalizante supera o saber fragmentado dos especialistas e estabelece a interdisciplinaridade.

   Dessa forma, a Filosofia busca o fundamento do saber e do agir, faz crítica da cultura e se pronuncia como discurso contra ideológico. Trata-se de um processo que nega imediatamente o vivido, para que, ao buscarmos sua gênese e seus fundamentos, podemos transformá-lo em experiência compreendida.

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