A filosofia é um conjunto de conhecimentos que tem por função, primeira
e essencial, o ato de refletir, de repensar, de retomar, e de reconsiderar os
dados disponíveis numa busca constante de significado. Ela deve possibilitar ao
estudante a discussão e a análise da arte, da política, da religião e das
ciências numa busca constante através de um pensar consciente, capaz de avaliar
e de verificar.
O estudo filosófico deve levar ao aluno o entendimento dos conceitos das
filosofia como subsídio para a compreensão do tempo e da sociedade em que se
vive, pois “a verdadeira filosofia é reaprender a ver o mundo”.
(Merleau-Ponty).
Todo ser humano tem uma concepção do mundo, uma linha de conduta moral e
política e é capaz de examinar sua maneira de agir e pensar para mantê-la ou
modificá-la. Em sua vida cotidiana, afirma, nega, deseja ou recusa coisas,
pessoas e situações. Acha óbvio que todos os seres humanos sigam regras e
normas de conduta, possuam valores morais, religiosos, políticos, artísticos.
Vivem na companhia de seus semelhantes.
O desejo de descoberta, vontade de verdade, todas as questões acerca da
natureza exterior do homem, da natureza interior ao homem requerem crítica, ou
seja, esforço de rompimento com o torpor dos hábitos intelectuais, fontes de
dogmatismo e intolerância. Além disso, verdade, pensamento, procedimentos
especiais para conhecer fatos, relação entre teoria e prática, correção e
acúmulo de saberes: tudo isso são questões filosóficas. Os cientistas partem
delas como questões já respondidas, mas é a Filosofia quem as formula e busca
respostas para elas.
A filosofia também ajuda a promover a passagem do mundo infantil ao
mundo adulto, estimulando a elaboração do pensamento abstrato. Se a condição do
amadurecimento é a conquista da autonomia
no pensar e no agir, a Filosofia ajuda o indivíduo a exercer desde cedo
esse olhar crítico sobre si mesmo e sobre o mundo.
A Filosofia exerce um trabalho de pensamento no qual se faz crítica do
estabelecido, introduzindo por excelência o questionamento e a dúvida em todos
os setores do saber e do agir humano. Ela supera o saber ingênuo e não-crítico
ao desacomodar os indivíduos do já feito e já sabido, ampliando os horizontes
para além da mentalidade contificista, tecnocrata, pragmática, imediatista, a
fim de recuperar a dimensão humana, quando alienada. Além disso, sua abordagem
totalizante supera o saber fragmentado dos especialistas e estabelece a
interdisciplinaridade.
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