O Ensino Religioso na Educação Adventista crê que toda verdade encontra
seu centro e unidade em Deus e que a verdade é comunicada ao homem por meio da
natureza e seus atos providenciais, mais especificamente por meio de Jesus
Cristo e Sua revelação inspirada, a Bíblia. Portanto, o objetivo da Educação
Adventista é desenvolver no estudante a compreensão desta revelação e a fé em
Deus e na Bíblia.
No ensino religioso, o professor e o estudante são levados a refletir
sobre os aspectos da realidade, numa perspectiva cristocêntrica, num processo
intencional e sistemático. O objetivo é levar os alunos a internalizar
voluntariamente uma visão de vida orientada para o serviço, motivada pelo amor
e voltada para o reino eterno de Deus.
O foco central do ensino da Bíblia é o desenvolvimento das relações. A
mais importante dessas relações é a desenvolvida com Deus. Quando se busca
companheirismo e comunicação com Ele, é possível o desenvolvimento de um
caráter que se expressa finalmente no serviço aos outros.
O professor de Ensino Religioso deve ter em mente a importância da
aplicabilidade de sua disciplina em seu viver diário com os estudantes, ou seja,
explicação prática do que significa ser cristão, isso é percebido pelo
testemunho pessoal, nos hábitos, no vestuário, na alimentação e nas opções de
lazer. Enfim, é o resultado da cosmovisão bíblica pessoal em relação à origem,
queda, restauração do homem.
O conhecimento bíblico sem a vivência pouco contribui para o sucesso nas
relações. Portanto o currículo de Ensino Religioso deve influenciar os alunos a
um viver coerente com os princípios básicos da ética cristã e de sua
valorização como indivíduos e como membro de uma sociedade, com
responsabilidades e direitos em relação ao ambiente, à vida e à família.
Os professores devem introduzir os alunos a pensar, e a entender claramente a verdade por si mesmos. Não basta o professor explicar, ou o aluno crer, cumpre despertar o espírito de conhecimento, e o aluno ser atraído a declarar a verdade em sua própria linguagem. Tornando assim evidente que lhe vê força e faz aplicação (White, 2008 a, p. 111).
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