segunda-feira, 30 de dezembro de 2013

Intolerância é para os fracos

   Em um debate entre ateísmo, panteísmo e teísmo vamos nos deparar com uma situação em que vamos estar discutindo a verdade e se estamos ou somos tolerantes em relação a verdade. Afinal devo impor a verdade sobre os outros? Devo deixar um ateu viver em uma ilusão sabendo que o que ele vive não passa de uma mentira?

   Uma das primeiras coisas que observamos em relação as crenças é que elas são muitas vezes contraditórias, ou seja, ensinam coisas opostas. Espiritismo, cristianismo, catolicismo, budismo, hinduísmo e ateísmo possuem posições diferentes em relação ao que acontece após a morte. Com certeza nenhuma delas pode ser verdadeira sem que as outras estejam erradas.

   Hoje existe uma coisa chamada pluralismo religioso, uma crença dentro da sociedade em que afirma que todas as religiões são verdadeiras, o que não passa de uma tremenda bobagem. Se o ateu diz que a vida acaba com a morte e o espírita diz que ela continua em um plano diferente, obviamente os dois não podem estar certo, ou um ou outro, mas nunca os dois.

   Não sou a favor de uma intolerância religiosa e acredito com bons exemplos históricos que não há como impor uma posição religiosa sobre as pessoas e que o respeito entre todas as posições religiosas, mesmo as contrárias as suas crenças, deve ser respeitadas em um debate. Mas isso não significa que eu não possa negar a impossível noção de que todas as crenças sejam verdadeiras.

   Você já ouviu alguém afirmar que “não devemos questionar as crenças religiosas de uma pessoa”? Esse tipo de afirmação geralmente é em defesa de sua própria crença, mas esta afirmação também não deixa de ser uma outra crença a ser questionada. Um crente que afirma que as crenças não devem ser questionada é porque tem uma compreensão muito limitada. Por outro lado sempre incentivo meus amigos e membros de minha igreja a questionarem, principalmente as nossas próprias doutrinas. Costumo dizer que entre uma fé sem dúvidas e uma fé cheia de dúvidas, sempre fique com a segunda, ela vai ser muito boa principalmente se você gostar de pesquisar e ir atrás das respostas.

   Os pluralistas tem outro problema em sua crença, apesar de afirmarem que todas as crenças estão certas, eles vão contra qualquer doutrina ou crença absolutista. Por exemplo, que pluralista defenderia a crença que afirma que “todos os pluralistas vão para o inferno.”? Com certeza não acharia muitos simpatizantes.


   No fundo não existem pluralistas, todos nós temos posicionamento fundamentalistas, um ateu defende o ateísmo por acreditar que aquela posição é a correta, um cristão defende o cristianismo pelo mesmo motivo, assim como o mulçumano, hinduísta, budista, homossexual ou o católico. Todos temos posições e as defendemos, mas a questão é: Você esta disposto a mudar sua crença ao perceber que ela não pode ser verdadeira? É forte o suficiente para isso? Espero que sim.

Nenhum comentário:

Postar um comentário