terça-feira, 4 de novembro de 2014

Deus não esta morto - Minha Crítica

   Olá pessoal, vou rapidamente dizer um pouco daquilo que vi e percebi ao ver o filme “Deus não esta morto”.

   Primeiro objetivo do filme é fazer uma crítica a uma perseguição que o cristão sofre nas faculdades americanas. Essa realidade não se aplica somente para os alunos, mas também já foi demonstrada que professores também a sofre no bem humorado documentário “Expelled: No Intelligence Allowed” (que infelizmente não chegou ao Brasil, mas pode ser assistido com legenda no youtube.

   O segundo objetivo do filme é mostrar que o cristianismo tem uma boa resposta para objeções ateístas contra a existência de Deus, embora o filme não consiga explanar bem esse tópico até por falta de tempo. Mas existem excelentes debates que você também pode assistir pela internet. Procurem pelo nome Willian Lane Craig, maior defensor do cristianismo contra ateísmo a atualidade.

   O terceiro e ultimo objetivo parece ser mais comercial, promover uma banda gospel americana. Mas para se produzir um filme precisa de dinheiro e para arrecadar esse montante algumas coisas tem que ser feitas.

   Existe uma crítica negativa no filme, mas que tem que ser falada, até porque a maioria cristã que assistiu ou vai assistir o filme não percebeu. Mas a representação do personagem ateu não parece ser justa e por ser um filme cristão, acredito que negativa demais.

   O ateu ali representado é um homem que se acha o deus do conhecimento, um cara extremamente arrogante, que parece gostar de humilhar sua esposa cristã, que por sinal foi sua aluna (e ai vai uma discussão sobre ética), traumatizado pela perda da mãe na infância e um cara quase sem argumentos nenhum, principalmente por ele ser um professor de filosofia.

   Se eu tivesse assistido a um filme contrário, onde um ateu é o protagonista (mocinho da história) e o cristão fosse tão mal representado eu ficaria muito chateado. Nem todos ateus são como o professor, assim como nem todos os cristãos são mocinhos quanto ao protagonista da história.

   Vale apena assistir? Sim, vale a pena, mas prefiro os filmes nos estilos de A Virada ou Desafiando Gigantes do que este em questão.


   Agora aproveita!

Nenhum comentário:

Postar um comentário