quarta-feira, 12 de março de 2014

Ditadura da minoria

   Uma das coisas que procuro tomar cuidado aqui no blog é não perder a razão ou mesmo ser sarcástico com na crítica. Mas algumas vezes ouço coisas que soam tão idiota, e o pior, o cara fala em público, que me dá vontade de usar o próprio humor sarcásticos contra os humoristas.

   No vídeo abaixo um grupo de humoristas falam brevemente sobre o limite do humor e o “humorista” que representa o portal Porta dos Fundos estava lá presente e falou sobre os limites de seu canal.

   “A gente têm muitos limites na Porta dos Fundos, por incrível que pareça. É porque religião não é um deles. Mas a gente tem um limite. Por exemplo, agente nunca vai rir, por exemplo, negros. A  gente não vai rir, nesse sentido de desmerecer, nesse sentido, por exemplo, a gente já falou de racismo no ‘KKK’, é um que a gente esta rindo da Klux Klux Klan, rindo do racista, que bom. A gente esta rindo... é assim... os limites no Porta é a minoria, a gente não fala de minoria. É bom lembrar que religião não é minoria, religião é maioria, é poder, tá vinculada ao poder, uma instituição riquíssima, todas elas são ricas, a maioria delas são muito ricas, são vinculadas ao poder, tem bancada, quando a gente ri de religião, a gente não tá rindo do pobre, a gente tá rindo do rico, é do poderoso, é minha opinião.”
 
   São estes argumentos que me fazem duvidar da capacidade intelectual do humorista e entender porque ele parte para o sarcasmo. Se for minoria não pode ofender, se for maioria pode. Se for pobre não posso agredir, se for rico pode. Será que ele tinha noção do que estava falando. Então um Robin Hood estava certo em roubar dos ricos para dar aos pobres.

   Ele não fala de negro porque pode ser preso, não expõe preconceitos contra minorias porque seria taxado de “mente fraca” ou um “fundamentalista”. Isso não é limite é lei. Não existem leis que protejam a maioria por se pensar que ela não precisa de proteção, mas o mesmo respeito que um gay, negro, judeu, português, ateu ou mulher que a lei dá a eles como garantia também deve ser compartilhado aos brancos, homens, cristão, heterossexuais ou o que for.


   O preconceito não precisa ser exatamente contra a minoria, pode ser também contra a ampla maioria. O que eu não entendo é porque um minoria é protegida pela lei (como deve ser) enquanto uma maioria pode sofrer com sarcasmo, zombaria, preconceito, fundamentalismo secular ou cristofobia.


Nenhum comentário:

Postar um comentário